Por G1 - Fernando Nogueira - São Paulo
A época dos vestibulares exige o controle da ansiedade de estudantes e dos pais, segundo a avaliação de uma coordenadora psicológica e de uma psicóloga. Para as profissionais, a medida da tensão das famílias com a chegada das provas das universidade pode ser decisiva para um bom ou mau desempenho dos jovens.
No Colégio Santa Amália, em São Paulo, a coordenadora pedagógica do ensino médio Teresinha Rodrigues Kiataqui mantém contato constante com alunos e pais para ajudá-los a diminuir a ansiedade. “Quando a pressão é muito grande, isso se reverte em um resultado negativo”, disse.
Teresinha disse que fala para os pais que a cobrança e pressão só atrapalham. Já aos estudantes afirma que devem entender que se não passarem, não será o fim do mundo. “Além do vestibular, eles se preocupam com a escolha da profissão, com o ambiente novo da universidade”, disse a coordenadora.
Para a psicóloga Marilda Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress, os estudantes se preocupam, principalmente, com os pais. Já estes têm como maior causa de estresse a possibilidade de os filhos falharem no vestibular. “Eles têm medo que o filho não vai ser ninguém na vida”, disse.
A um mês do vestibular, cursinhos recomendam dedicação redobrada Fase pré-vestibular é momento de pensar na alimentação saudável Veja dicas de estudantes que fizeram as melhores redações da Unicamp Marilda afirma que uma das principais formas de aliviar a tensão nos dias que antecedem o vestibular e também durante a prova é fazer exercícios de respiração profunda.
Para respirar profundamente, o estudante deve fechar os olhos e imaginar que o abdome é um bexiga vazia. Depois, ele deve inspirar até encher o abdome. Quando estiver cheio, deve parar e expirar pela boca até esvaziar o abdome.
Segundo a psicóloga, fazer essa respiração uma vez pela manhã, outra à tarde e outra à noite todos os dias ajuda a eliminar o excesso de ansiedade.
Marilda sugere que os estudantes parem de estudar por alguns minutos a cada hora. “Pesquisas mostram que o ser humano não se concentra muito por mais de 60 minutos”, afirmou. Na hora da prova, vale a pena parar a cada hora por alguns segundos. Em uma das paradas, o jovem deve fazer uma respiração profunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!