Pesquisar

29 de out. de 2010

Dicas para fazer um currículo com qualidade

Dicas para se fazer um currículo com qualidade
Um currículo bem preparado, estruturado e limpo não garante nenhuma contração... mas é meio caminho andando! Por isso é importante atenção na hora de fazer um curriculum vitae que deve captar a atenção do contratante...
Sim, captar a atenção. Em geral, que lê seu currículum vitae dedica apenas 40 segundos para esta tarefa!
Fazer um currículum vitae longo e maçante... é gaveta na certa. Mas faça um curto demais e você corre o risco de omitir informações cruciais.
Você se preocupa em não esquecer exatamente aquela característica que o contratante espera do candidato? Então vamos ver...

Como fazer um Curriculum perto do ideal - Abaixo estão algumas dicas gerais que podem lhe ajudar a fazer um curriculum vitae de qualidade.

Vá Direto ao Assunto
O pior que pode acontecer ao alguém ler seu currículo é esta pessoa ficar passando páginas e páginas em busca da informação desejada.
Pois bem, saiba que ninguém faz isso. Monte um curriculum complicado e ele volta direto pra gaveta — ou, pior, para a lata do lixo...  Lembre-se... 40 segundos é o tempo que você tem para dar seu recado!
Ao fazer um curriculum que se tornará extenso, ajuda incluir um pequeno sumário executivo descrevendo suas qualificações e realizações mais importantes. Este sumário não deve substituir seu currículo, mas sim levar o leitor a querer ler o resto, portanto torne-o curto e instigante.

Informe apenas o relevante

Se a vaga é para gerente de vendas, não é necessário listar sua experiência em manutenção de microcomputadores... Ninguém também está interessado no número do seu RG ou título de eleitor. Pelo menos não neste momento! Estas informações vão ser necessárias apenas quando a vaga for sua, portanto não é necessário incluí-las. Além do que, é muito perigoso citar essas informações no currículo, pois muitas empresas ou pessoas não idôneas podem ter acesso a essas informações, principalmente ao responder a anúncios fechados de jornal ou de internet em sites que não são confiáveis.

Ao listar sua escolaridade, também limite-se ao relevante. Em geral, listar a escolaridade a partir do nível médio é suficiente. Mencionar aonde você cursou o nível básico ou alfabetização não ajudam em nada — e ainda vai passar uma imagem não profissional do seu currículo, portanto evite!

Facilite o Contato
Escreva claramente seu endereço e telefones de contato, celular etc. Não fique acanhado em listar telefones de recado. Informe seu e-mail e meios de contato online (Google Talk, ICQ, MSN etc.). Mas se você tem 15 fontes diferentes de contato, não coloque todas! Apenas as mais relevantes ou as que você acessa mais.
Preste atenção nisso pois, por incrível que pareça, muita gente vacila neste ponto. A pior coisa que pode acontecer é você ser a pessoa selecionada e... ninguém conseguir falar com você! Não deixe que isso aconteça...

Estruture o Documento
Seu nome, meios de contato, escolaridade, experiência etc.
Ao listar sua experiência profissional, os últimos empregos devem vir primeiro, pois isso facilita para quem lê, pois geralmente os últimos empregos são os mais importantes — ponha-os logo perto dos olhos do sujeito (ou da sujeita)! Observe apenas que se você já passou por muitos empregos em áreas diferentes, ou de curta duração, você pode piorar fazendo desta forma...
Neste caso, prefira escrever apenas as principais funções executadas em sua vida profissional (currículo funcional). Liste todos os empregadores depois, em separado.
É melhor listar os empregos em ordem cronológica (os mais antigos primeiros), se no início de sua vida profissional você ocupou muitas vagas que não estão relacionadas com a vaga desejada.
Se precisar fazer um curriculum desta forma, não escreva os empregos iniciais, pois eles serão irrelevantes de qualquer forma — inicie a lista com o primeiro emprego relacionado à vaga que você está concorrendo.

Facilite a Leitura
Fazer um curriculum fácil de ler é uma das chaves para o sucesso... Use fontes (letras) de tamanho adequado. Pelo menos 10 pontos. Configure seu editor de texto para deixar espaços entre linhas, pois isso facilita bastante a leitura. Deixe uma boa margem na folha e espaços entre cabeçalhos. Pra tirar a impressão que ler seu curriculum vai ser um "fardo", deixe bastante espaços em branco, pois eles servem como descanso para os olhos. 

Cuidado com o Português
É o óbvio, mas muita gente descuida. Não é necessário ser nenhum "letrado", mas uma revisão atenciosa pode pegar erros grosseiros. Utilize a revisão ortográfica do seu editor de texto ou peça a um conhecido para fazer a revisão. Muitas vezes nossos erros passam despercebidos para nós mesmo.

Bom, esta é uma pequena lista de sugestões que podem ajudar na hora de fazer um curriculum de sucessso.
Ela não é uma lista definitiva. Você deve sempre adaptar-se à situação atual, à vaga, à empresa etc. na hora de fazer um curriculum ideal. Mas estas dicas são um bom ponto de partida. Esperamos que elas lhe sejam úteis... boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!