Hoje em dia, utilizar a internet como meio de busca de oportunidades não é mais novidade para ninguém. Mas será que você sabe mesmo como fazer isso de maneira eficaz? Sabe como e quais sites utilizar, quais as comunidades que podem fazer a sua carreira decolar e lhe oferecer excelente Networking?
Especialistas recomendam ética e bom senso no uso dessas páginas.
Publicação: Correio Braziliense – 17/05/2010
Você já pensou em estar a poucos cliques de conhecer gestores de empresas como a Gol Linhas Aéreas e a Petrobras? Pois hoje isso é possível por meio de redes sociais focadas em contatos profissionais. Diferentemente de páginas como o Orkut e o Facebook, esses sites permitem que os usuários ampliem a rede de contatos ou até consigam uma oportunidade de trabalho pela internet.
Publicação: Correio Braziliense – 17/05/2010
Você já pensou em estar a poucos cliques de conhecer gestores de empresas como a Gol Linhas Aéreas e a Petrobras? Pois hoje isso é possível por meio de redes sociais focadas em contatos profissionais. Diferentemente de páginas como o Orkut e o Facebook, esses sites permitem que os usuários ampliem a rede de contatos ou até consigam uma oportunidade de trabalho pela internet.
Inspirados nos modelos de páginas de relacionamento, sites como o LinkedIn propõem uma troca. Em vez do famoso quem sou eu, entram em cena informações referentes a experiências de trabalho e formação acadêmica. Mas com milhares de perfis cadastrados, destacam-se,como no mundo real, os bons candidatos. A vantagem é que, nesses espaços virtuais, não existem limitações. É possível anexar, no perfil, endereços de blogs, de artigos e até recomendações.
Esse tipo de rede pode ser dividido em duas formas: genérica — que possibilita a inserção de profissionais de áreas diferentes — e específica — direcionada a profissionais de uma única área. Do primeiro tipo, o LinkedIn existe desde 2003 e possui mais de 65 milhões de usuários, sendo mais de 1 milhão deles brasileiros. "Encontrar um emprego e recrutar trabalhadores são apenas duas das muitas funções profissionais que o LinkedIn ajuda a alcançar. Recentemente, ouvi de um gerente de projeto em São Paulo que ele fechou um grande negócio por causa do site", conta a gerente de Relações Públicas do LinkedIn, Krista Canfield.
O site é famoso em países como os Estados Unidos e o Reino Unido. No Brasil, a maior parte dos usuários está no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo Krista, os internautas costumam ser de grandes e pequenas cidades do mundo e, independentemente do endereço, eles aproveitam o espaço para interagir. "Recentemente, soube de um membro em Vancouver, no Canadá, que usou o LinkedIn para atender profissionais em Estocolmo, na Suécia. Quando ele foi visitar a empresa, foi apresentado a outros contatos. Agora, uma dessas empresas suecas quer explorar uma oportunidade potencial na Ásia", conta.
A publicitária Gabriela Rodrigues é uma das que já se aventurou pelo LinkedIn em busca de uma chance no mercado de trabalho. A jovem de 25 anos conheceu a ferramenta por indicação de um amigo. Mas antes de participar, fez uma pesquisa para conhecer melhor a página. "Descobri que era uma ótima maneira de formar rede de contatos profissionais", analisa. "Ainda não consegui nenhuma entrevista de emprego pela rede. Porém me tornei 'amiga' de pessoas da instituição em que eu trabalho e que estão em outras cidades", conta.
Sem ter muitos contatos na capital do país, a publicitária avalia que profissionais de Brasília ainda não conhecem esse tipo de site. "A maioria dos meus contatos é de São Paulo ou até mesmo de fora do país. Acredito que, nesses polos, a rede é mais eficiente no objetivo de buscar empregos e divulgar o perfil profissional", analisa.
Interação possível
Segundo Jorge Pinho, professor de recursos humanos, marketing e estratégia da Universidade de Brasília (UnB), não existe problema no relacionamento virtual entre um diretor de uma empresa e um possível candidato a emprego."Isso é uma forma de quebrar as barreiras. Se o profissional se comunicar de
uma forma que chame a atenção do diretor, essa interação se torna possível", opina.
O professor ainda destaca que o objetivo de um recrutamento é contratar o profissional mais capacitado. "A plataforma muitas vezes não importa. Em um primeiro momento, o recrutamento acontece pelo boca a boca. Se existe falha nesse processo, a empresa passa a fazer uma seleção que envolve empresas de recrutamento", explica.
Pinho acredita que não existe problema em diretores e grandes empresários manterem uma página pessoal. "Esses recursos muitas vezes aproximam o empregador dos candidatos e dá uma visão melhor na hora da seleção", diz. Mas Jorge alerta que os empregadores estão cada vez mais atentos aos históricos postados na internet. "Basta jogar no Google que é possível certificar sobre as qualificações do candidato."
A dica é repetida por Krista Canfield, relações públicas do LinkedIn. "Muitas empresas usam espaços virtuais para encontrar funcionários. Se o profissional não tiver um perfil online que descreva com precisão suas experiências de trabalho, ele pode acabar perdendo oportunidades com algumas das maiores empresas do mundo", opina.
E o leque de ofertas é grande. Além dos sites focados em contatos profissionais, as redes de relacionamento mais antigas e com maior número de usuários, como Orkut, Facebook e Twitter, têm também o seu viés de carreira, principalmente quando são criados comunidades e fóruns de discussão. "Essas redes se integram para somar uma série de oportunidades de disseminar informações, como o currículo", destaca Marcelo Abrileli, presidente do site Curriculum.com.br.
Conheça os sites
LinkedIn
Semelhante a uma rede de relacionamentos, mas com foco profissional. Por meio da rede de negócios, é possível fazer contatos com pessoas de todo o mundo, além de oferecer vagas de trabalho participar de discussões profissionais. O endereço é http://www.linkedin.com/.
Monster
A proposta é parecida com a do LinkedIn, mas a rede é mais simples. Por meio dela, é possível criar uma rede de contatos profissional para compartilhar conhecimento, informação e oportunidades de trabalho. O endereço é http://www.monster.com.br/.
Eacademy
Com o objetivo de conectar profissionais, o site permite que os usuários anunciem seus serviços e promovam encontros em eventos não virtuais. Além disso, apresenta dicas sobre como melhorar o desempenho. O endereço é http://www.ecademy.com/.
Glassdoor
Por meio da página, é possível colaborar com declarações sobre a organização em que você trabalha ou já trabalhou nos últimos meses. As informações podem ser postadas anonimamente. O endereço é www.glassdoor.com.
Abuse das boas maneiras
Procure analisar todas as informações no seu perfil. Um bom currículo é a porta de entrada para despertar o interesse de outros usuários;
Não se esqueça de adicionar endereços de blogs ou artigos que possam enriquecer o seu perfil. Mantenha também suas informações sempre atualizadas;
Dê preferência, na hora de colocar foto em seu perfil, às mais simples e que tenham um foco menos descontraída e mais profissional;
Mantenha uma versão do seu currículo em inglês. A maioria dos sites é nessa língua;
Organize seu perfil profissional em torno de palavras-chave. No mundo online, ser facilmente encontrado e entendido é fundamental;Participe de discussões e responda a perguntas quando tiver condições de fazer. Comentários muito despojados não são bem vistos.
Esse tipo de rede pode ser dividido em duas formas: genérica — que possibilita a inserção de profissionais de áreas diferentes — e específica — direcionada a profissionais de uma única área. Do primeiro tipo, o LinkedIn existe desde 2003 e possui mais de 65 milhões de usuários, sendo mais de 1 milhão deles brasileiros. "Encontrar um emprego e recrutar trabalhadores são apenas duas das muitas funções profissionais que o LinkedIn ajuda a alcançar. Recentemente, ouvi de um gerente de projeto em São Paulo que ele fechou um grande negócio por causa do site", conta a gerente de Relações Públicas do LinkedIn, Krista Canfield.
O site é famoso em países como os Estados Unidos e o Reino Unido. No Brasil, a maior parte dos usuários está no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo Krista, os internautas costumam ser de grandes e pequenas cidades do mundo e, independentemente do endereço, eles aproveitam o espaço para interagir. "Recentemente, soube de um membro em Vancouver, no Canadá, que usou o LinkedIn para atender profissionais em Estocolmo, na Suécia. Quando ele foi visitar a empresa, foi apresentado a outros contatos. Agora, uma dessas empresas suecas quer explorar uma oportunidade potencial na Ásia", conta.
A publicitária Gabriela Rodrigues é uma das que já se aventurou pelo LinkedIn em busca de uma chance no mercado de trabalho. A jovem de 25 anos conheceu a ferramenta por indicação de um amigo. Mas antes de participar, fez uma pesquisa para conhecer melhor a página. "Descobri que era uma ótima maneira de formar rede de contatos profissionais", analisa. "Ainda não consegui nenhuma entrevista de emprego pela rede. Porém me tornei 'amiga' de pessoas da instituição em que eu trabalho e que estão em outras cidades", conta.
Sem ter muitos contatos na capital do país, a publicitária avalia que profissionais de Brasília ainda não conhecem esse tipo de site. "A maioria dos meus contatos é de São Paulo ou até mesmo de fora do país. Acredito que, nesses polos, a rede é mais eficiente no objetivo de buscar empregos e divulgar o perfil profissional", analisa.
Interação possível
Segundo Jorge Pinho, professor de recursos humanos, marketing e estratégia da Universidade de Brasília (UnB), não existe problema no relacionamento virtual entre um diretor de uma empresa e um possível candidato a emprego."Isso é uma forma de quebrar as barreiras. Se o profissional se comunicar de
uma forma que chame a atenção do diretor, essa interação se torna possível", opina.
O professor ainda destaca que o objetivo de um recrutamento é contratar o profissional mais capacitado. "A plataforma muitas vezes não importa. Em um primeiro momento, o recrutamento acontece pelo boca a boca. Se existe falha nesse processo, a empresa passa a fazer uma seleção que envolve empresas de recrutamento", explica.
Pinho acredita que não existe problema em diretores e grandes empresários manterem uma página pessoal. "Esses recursos muitas vezes aproximam o empregador dos candidatos e dá uma visão melhor na hora da seleção", diz. Mas Jorge alerta que os empregadores estão cada vez mais atentos aos históricos postados na internet. "Basta jogar no Google que é possível certificar sobre as qualificações do candidato."
A dica é repetida por Krista Canfield, relações públicas do LinkedIn. "Muitas empresas usam espaços virtuais para encontrar funcionários. Se o profissional não tiver um perfil online que descreva com precisão suas experiências de trabalho, ele pode acabar perdendo oportunidades com algumas das maiores empresas do mundo", opina.
E o leque de ofertas é grande. Além dos sites focados em contatos profissionais, as redes de relacionamento mais antigas e com maior número de usuários, como Orkut, Facebook e Twitter, têm também o seu viés de carreira, principalmente quando são criados comunidades e fóruns de discussão. "Essas redes se integram para somar uma série de oportunidades de disseminar informações, como o currículo", destaca Marcelo Abrileli, presidente do site Curriculum.com.br.
Conheça os sites
Semelhante a uma rede de relacionamentos, mas com foco profissional. Por meio da rede de negócios, é possível fazer contatos com pessoas de todo o mundo, além de oferecer vagas de trabalho participar de discussões profissionais. O endereço é http://www.linkedin.com/.
Monster
A proposta é parecida com a do LinkedIn, mas a rede é mais simples. Por meio dela, é possível criar uma rede de contatos profissional para compartilhar conhecimento, informação e oportunidades de trabalho. O endereço é http://www.monster.com.br/.
Eacademy
Com o objetivo de conectar profissionais, o site permite que os usuários anunciem seus serviços e promovam encontros em eventos não virtuais. Além disso, apresenta dicas sobre como melhorar o desempenho. O endereço é http://www.ecademy.com/.
Glassdoor
Por meio da página, é possível colaborar com declarações sobre a organização em que você trabalha ou já trabalhou nos últimos meses. As informações podem ser postadas anonimamente. O endereço é www.glassdoor.com.
Abuse das boas maneiras
Procure analisar todas as informações no seu perfil. Um bom currículo é a porta de entrada para despertar o interesse de outros usuários;
Não se esqueça de adicionar endereços de blogs ou artigos que possam enriquecer o seu perfil. Mantenha também suas informações sempre atualizadas;
Dê preferência, na hora de colocar foto em seu perfil, às mais simples e que tenham um foco menos descontraída e mais profissional;
Mantenha uma versão do seu currículo em inglês. A maioria dos sites é nessa língua;
Organize seu perfil profissional em torno de palavras-chave. No mundo online, ser facilmente encontrado e entendido é fundamental;Participe de discussões e responda a perguntas quando tiver condições de fazer. Comentários muito despojados não são bem vistos.
Acesse meu perfil profissional do linkedin: http://br.linkedin.com/in/rhamandasouza e vamos começar a fazer novas conexões!
Boa sorte!
Amanda Souza
Boa sorte!
Amanda Souza
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