Pesquisar

13 de jan. de 2011

O que Jerry Maguire em "A Grande Virada” tem a ver com você?

Olá,
Meu nome é Verônica Mallet, sou psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas. Visitei o blog e senti uma enorme vontade de contribuí com alguns pensamentos. Não acredito que seja a pessoa que sabe tudo de RH, mas de algo sempre tive certeza na minha vida: eu amo pessoas. Nunca me imaginei fazendo algo que não envolvesse “gente”.
Por esta razão, quando visitei o blog, que por sinal é da minha querida amiga Amanda, me senti muito a vontade para falar com pessoas, de pessoas e para pessoas!

Hoje estava assistindo um filme, “Jerry Maguire – A Grande Virada”, com Tom Cruise e percebi o quanto podemos analisar estas histórias cinematográficas de outro ângulo.

É claro que para os amantes de Tom Cruise, ele e todo elenco dão um show de interpretação, mas não é disso que eu quero falar, na verdade o que eu desejo compartilhar com você é o amor.

Isto mesmo, o amor por algo que nos motive a fazer diferente, melhor, pior, enfim, a tentar algo novo ou velho.

Tendemos a trabalhar pensando em números: as contas de casa, o aluguel, as dívidas do cartão de crédito e claro, as datas de vencimento de todas elas.
Calculamos e recalculamos as dívidas, as horas extras – quando recebemos! – e como faremos para pagar aquela conta que pelo segundo ou terceiro mês venceu...
Mas quem para efetivamente um ou dois minutos do seu dia para pensar se ama aquilo que faz diariamente ou se pelo menos se ama o bastante para buscar isto?

Trabalho com cerca de mil colaboradores diariamente e não me canso de falar isto: busque. Mas faça desta busca o caminho da sua felicidade e neste caminho permita-se errar, sonhar, sorrir e chorar. Ninguém vai chegar à carreira dos sonhos sem lágrimas.

O importante é você fazer algo com o seu coração. No filme, o personagem de Tom Cruise esquece esta regra básica: se não há amor no que você faz, então você não pode dedicar-se por inteiro.

Já percebeu que as doenças profissionais estão aumentando por conta do trabalho?

As pessoas são afastadas das suas atividades profissionais diariamente por depressão, síndrome do pânico ou outras doenças similares.

E aí, você pode se perguntar: mas e as minhas contas? E o dinheiro para eu pagar aquele curso, de onde vou tirar? Como vou sustentar meus filhos e minha casa?

Eu não disse que tenho a solução para os seus problemas e nem que você deve jogar tudo para o alto e sair correndo. Deus nos livre destas loucuras!
O que desejo lhe dizer é apenas que ame realmente aquilo que você faz, porque você merece ser feliz! E feliz com F maiúsculo.

Você pode procurar emprego com todas as dicas que vão lhe dar: nada de roupa inadequada, não fale mal do seu último emprego ou do seu antigo chefe, seja educado, olhe nos olhos e no fim, não se esqueça de conhecer a empresa a qual você está se candidatando, mas no fundo, pularam a parte que compete somente a você: busque aquele emprego porque ele vai financiar seus sonhos! Isto mesmo, ele vai fazer você chegar onde realmente deseja: seja ajudar a pagar um curso, a melhorar sua casa ou ter uma própria, a evoluir como pessoa ou como profissional. Mas não se esqueça: você precisa partir de algum ponto e qual o problema se hoje você vai começar com um salário que não te satisfaz ou com uma atividade que não era a que você esperava? Este emprego ajudará você a chegar lá!

Confie em si mesmo, faça com amor, dedicação e verdade e tudo dará certo!

Bem, é isso: “Jerry Maguire- A Grande Virada”, o que está esperando? Mude sua vida e seja feliz!

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Excelente Verõnica! Você entendeu o nosso espírito! É por isso que este blog é voltado para as pessoas! Semear pessoas e colher talentos, acima de tudo, é uma paixão, uma alegria e, principalmente, uma missão autoimposta por pura convicção do amor que temos pelas pessoas. Será um prazer poder contar com suas colaborações. Seja bem vinda! Venha semear!

    ResponderExcluir
  2. Gostar do que se faz é importantíssimo. Existem pessoas que reclamam por não conseguirem uma oportuniade. Mas como, eu aceito qualquer coisa! Então, quando começam a trabalhar, reclamam do trabalho, das pessoas, do que faz.... Isso acaba transformando a vida em um círculo vicioso que só nos empurra para baixo. Pode parecer piegas, mas as pessoas que são privilegiadas por fazerem o que gostam, ou que escolheram para si, são mais felizes. E felizes, com o um grande F maiúsculo. Existem milhares de estudos que comprovam isso e nos fazem pensar com mais calma quando um selecionador nos pergunta: Porque você escolheu esta área? Porque quer esta profissão. Pense nisso e semeie sua vida e felicidade.

    ResponderExcluir

E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!