Pesquisar

16 de nov. de 2010

As qualidades dos candidatos desse milênio

Pesquise na internet temas como “primeira entrevista de trabalho”, “comportamento no emprego”, “etiqueta profissional” e expressões similares. Milhões de páginas, com artigos, entrevistas simuladas virão à tona. Alguns textos muito bons, outros trazem regras e fórmulas. Gostaria de propor uma reflexão diferenciada sobre comportamento em entrevistas, dinâmicas, vestuário. Sobre as atitudes que dizem respeito às relações entre candidato e recrutador, funcionário e empresa. Carreira e perspectiva de vida. Essas relações de empregabilidade estão sintonizadas ao nosso tempo.
Nesse sentido, quero citar a obra do escritor italiano Ítalo Calvino, autor de “Seis Propostas para o próximo milênio”, livro que destaca como qualidades imprescindíveis para nossa época a Leveza, a Rapidez, a Exatidão, a Visibilidade e a Multiplicidade. A sexta qualidade, a “Consistência”, não foi concluída devido a seu falecimento. Mas o bacana é que mesmo escrito antes do fenômeno da internet e da globalização, o livro mantém sua força e originalidade. Vejamos como essas propostas se encaixam nesse cenário corporativo.

Recrutadores e candidatos são pessoas. Ainda que em papéis diferentes, são imbuídos de emoções, simpatias, preferências, técnicas e experiências. Por isso mesmo, as circunstâncias da sua entrevista serão únicas. É arriscado fixar tantas regras “seguras” para esse encontro. Se você mantém boas relações pessoais, gosta de sua vida, ou seja, tem “leveza”, dificilmente se sairá mal em uma entrevista. O RH ou o gestor que entrevistará quer saber justamente como você lida com suas próprias competências, sua “multiplicidade”, com seus desejos (pretensão salarial, carreira).

Essa postura equilibrada vai se refletir em todo o processo de seleção. Da entrevista às dinâmicas, de temas como seu emprego anterior até sua pretensão salarial e/ou um possível plano de carreira. Sua “visibilidade” faz parte desse pacote. Para não falhar, usa roupas com bom corte, sem decotes, cores discretas. Sua roupa não pode ser mais importante do que o que você tem a dizer. Nem tão sofisticada ou um tanto despojada. Adequada. Simples assim.

Não se esqueça nunca de uma postura modesta. Seja leve. Agradecer aos elogios de forma discreta é mais do que suficiente. Mostrar disposição em relação aos desafios ou necessidades que a empresa esteja passando é um ponto bastante positivo. Se for sondado para uma função ou atividade em que não tenha muita experiência, destaque sua capacidade de aprendizado acima de tudo. Cite situações como essas vividas no passado em que você superou e teve sucesso. Lembre-se que você contou de uma equipe para isso. Dividir os méritos, além de elegante, é justo na maioria das vezes.

De forma alguma, referir-se à empresa anterior ou superiores de forma negativa. Lembre-se sempre: é o entrevistador quem dá o ritmo da conversa. E aqui vai uma das competências pautadas para o futuro, a arte de escutar. Escutar o chefe, subordinados, fornecedores e clientes. Escutar será uma competência cada vez mais desejada para empresas antenadas com o futuro.

Não seja monossilábico, tampouco prolixo, falando além do necessário. Mostre-se objetivo, alguém que sabe o que quer. Aqui entram duas outras qualidades: “Exatidão” e “Rapidez”. Reflita com antecedência sobre o que quer exatamente desse emprego, o que você sabe dessa empresa e porque lhe parece tão boa oportunidade. Dificilmente você hesitará nessas questões.

Em dinâmicas de grupo, equilibre sempre seu conhecimento com os dos outros participantes. Não seja sempre o primeiro a falar, nem o último. Valorize as idéias dos colegas que você concorda. Se você é obviamente melhor do que a maioria, seja condescendente sem se omitir.

Como se vê, Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade e Multiplicidade também estão presentes nas relações de trabalho. Espero ter feito uma pequena homenagem à perspicácia de Calvino. E ter contribuído de alguma forma par quem está nesse momento de transição na carreira.

Por Emprego e Carreira - Blog Monster. Twitter: @MonsterBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!