Pesquisar

12 de jan. de 2013

Como achar o trabalho que você ama

Como achar o trabalho que você ama

Muitas pessoas não estão satisfeitas com as suas carreiras.
 
E isso é um grande problema porque não apenas as pessoas se tornam menos felizes, mas também acabam fazendo menos diferença na sociedade.
Um problema ainda maior é que a maioria das pessoas não parecem saber o que fazer a respeito disso - como achar um trabalho que vai lhes trazer o sentimento de realização.
Então decidimos pesquisar informações úteis sobre satisfação com o emprego e explicar como isso se aplica as decisões relativas a sua carreira.

i love my job
Um resumo das nossas descobertas:
  • “Faça o que você ama” pode não ser útil, e pode na verdade ser contra-produtivo. Nós frequentemente não somos tão bons em prever quão feliz alguma coisa nos fará, ou quanto tempo essa felicidade irá durar.
  • Olhar para a carreira de outras pessoas pode te ajudar a melhorar essas previsões.
  • Visar a felicidade muito diretamente, frequentemente, não traz bons resultados.
  • O melhor a fazer, é visar a felicidade indiretamente: pesquisas sugerem que devemos buscar desafiar a nossa mente, como melhor garantia de satisfação profissional - entre outros fatores, em especial como a carreira se encaixa com o resto da sua vida, são também indiscutivelmente muito importantes.
  • Achar o equilíbrio entre uma carreira que você ame e fazer a diferença pode ser mais fácil do que você imagina: ajudar as pessoas nos faz feliz, além disso pessoas felizes tendem a ser mais produtivas e melhores solucionadoras de problemas. Então você irá fazer mais diferença em uma carreira que você ama.
A sabedoria convencional não é tudo.
 
“Faça o que você ama” é comumente citado por orientadores profissionais, mas pode não ser útil. Paixões não são coisas com as quais nascemos. Elas tendem a se desenvolver, através do domínio de um trabalho desafiador e gratificante. Isso significa que se você se limita as coisas as quais você já é apaixonado, você pode perder uma variedade de opções de carreiras que você realmente poderia gostar.
 
E existem outros problemas com essa abordagem “Faça o que você ama” para alcançar a realização. E se você não sabe qual é a sua paixão? E se você tem múltiplas paixões e não sabe como equilibrá-las para satisfazer todas elas? E se suas paixões não facilmente se traduzem em uma profissão? E paixões vão e vem. Então, escolher uma profissão baseado em uma paixão fugaz pode não levar a uma carreira satisfatória a longo prazo.
Isso implica que nós precisamos de um método mais sistemático para achar realização em uma profissão do que a sabedoria convencional poderia sugerir.
 
O que você precisa fazer para encontrar o trabalho que você ama?
O que você realmente quer saber, eu tenho certeza, é como atuar realmente na busca do trabalho que você irá amar.
 
1)Classifique cada uma das suas opções de carreira em uma escala de 1 a 5 para cada um dos 5 indicadores de satisfação profissional(independência, senso de conclusão, feedback, variedade e contribuição)
 
Você pode também adicionar alguns outros fatores que sejam interessantes para você baseados em expectativas futuras ou experiências passadas.
 
Por exemplo, se você tem evidências de que no passado localização do trabalho ou horas trabalhadas afetaram substancialmente sua felicidade com sua carreira você deverá incluí-las como indicadores.
 
2)Faça isso tendo um bom entendimento do que cada opção envolve:
 
Falar com pessoas com experiência na área que você está analisando é muito importante.
 
O quanto esse trabalho me permite decidir como e quando eu faço minhas tarefas?(Independencia)
 
O quanto esse trabalho envolve fazer atividades com um começo e fim óbvio?(Senso de Conclusão)
 
O quanto esse trabalho em si(afora o feedback de colegas de trabalho) fornece informações acerca de quão bem você está indo?(Feedback)
 
O quanto esse trabalho requer que eu faça muitas coisas diferentes, usando uma variedade de habilidades e talentos?(Variedade)
 
Quão frequentemente resultados do seu trabalho afetam significantemente as vidas ou bem-estar de outras pessoas(Contribuição)
 
3) A carreira com maior pontuação é a mais provável de ser a que você vai achar mais realizadora.
 
Você não necessariamente precisa atribuir a mesma pontuação a cada critério: se contribuição e feeback são na sua perspectiva duas vezes mais importantes que outros fatores, por exemplo, você pode multiplicar as pontuações deles por 2 na pontuação geral.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!