Pesquisar

9 de jan. de 2015

Como elaborar um currículo se não tenho experiência?

Essa missão pode parecer complexa, mas se pesquisar um pouco, verá que é mais fácil do que parece... 

Na maioria das vezes, quando o Selecionador vê a idade no currículo, entende que o candidato não tem muita experiência e, obviamente, não vai recrutar uma pessoa de 20 anos para o cargo de Sênior. 


Durante este processo, como em qualquer outra fase da carreira, vale fazer uma reflexão e pensar principalmente em sua vida acadêmica e pessoal, visando principalmente, encontrar situações de sucesso que possam demonstrar comportamentos e contribuir para a vaga em aberto.



Dessa forma, participações em Grêmios Estudantis, Iniciação Científica, Monitoria, Prêmio em Feiras de Ciências, Empresa Júnior, Intercâmbios, Trabalho voluntário  - muito valorizado pelas Empresas hoje em dia - ações comunitárias, dentre outros, podem denotar o seu comportamento e sua vontade de aprender. 

Lembre-se também de citar conhecimentos técnicos, cursos, idiomas e ferramentas de informática, já que essas informações são fundamentais em qualquer momento da carreira. 

Algumas pessoas, tentam impressionar seus selecionadores incluindo termos e jargões de mercado pensando em sair na frente no processo seletivo. Por mais que utilizar palavras difíceis possa parecer legal, elas não o tornarão mais qualificado. Principalmente quando o candidato não entende direito o conceito do termo. 

Quer um conselho? Não faça isso e muito menos, minta no seu currículo. A probabilidade de você passar vergonha na entrevista e nunca mais ser chamado para o processo seletivo é enorme! Será que vale mesmo à pena dizer que você é um expert ou tem vasta experiência em fazer networking em social media? Tradução = Você tem centenas de amigos no Facebook...

Com muito bom humor, o pessoal da Porta dos Fundos produziu um vídeo que retrata exatamente que tipo de mico você pode pagar se insistir nessa prática.


Vale ressaltar que, mesmo não tendo experiência, seu currículo precisa ter um Objetivo ou um Cargo desejado. Portanto, evite ser genérico ao extremo. Lembre-se: tenha foco!

Agora, se você não exerceu nenhuma atividade e ainda por cima, está com a grana curta, clique aqui e veja algumas dicas de cursos gratuitos que oferecem certificado. Essa é uma outra maneira de enriquecer seus conhecimentos. 

Você deve estar pensando: "Entendi Amanda, mas não tem um exemplo?". Tenho sim e não vou deixar você na mão.

Aqui no Blog existem diversas matérias sobre modelos de currículo e, para encontrá-los, basta digitar a palavra "Currículo" na barra de pesquisa e fazer o dever de casa. 

Evite "Copiar e colar", mas se a dúvida persistir, segue um link do site Exame, que pode ajudar também. http://migre.me/o2Va9

Agora que você já está com a faca e o queijo na mão é só correr atrás e começar o ano com o pé direito!

Um abraço!

Amanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!