Pesquisar

21 de out. de 2010

Professores e psicólogos dão dicas para reduzir a ansiedade do vestibular

Edição do dia 21/10/2010 13h11 - Atualizado em 21/10/2010 13h11 (Jornal Hoje)

Quem passou pelo vestibular não esquece da ansiedade. Quanto mais vai chegando o fim do ano, vai piorando. Professores de cursinho e psicólogos que trabalham com jovens dão um nome para esta fase: outubrite.
O ano acabando, o vestibular chegando e aquele montão de matéria para estudar. “Isso a gente chama de outubrite, o aluno não consegue dormir, não consegue se concentrar, ele está muito cansado, então a gente colocou como síndrome”, diz o professor Luiz Cláudio Jubilato.

“Você está cansado, você quer dormir, mas não consegue desligar do que você tem pra fazer, de como vai ser a prova”, conta Tainara Menchete.
O medo não vem à toa. “Nervosismo e medo de não passar e ter que enfrentar tudo isso de novo, o ano que vem”, revela a estudante.

Muitos alunos que acham que não podem parar de estudar um minuto sequer, mas a psicóloga diz que isso não dá certo. Nesse momento é bom ter outros pensamentos. “Uma coisa que relaxa, que você dá risada, que você conversa com seu amigo, com sua família, coisas que podem tirar você daquele ritmo”, diz Terezinha Ferraz de Arruda, psicóloga.

Agora a ordem é ser prático. “Aquilo que não se sabe, esquece. Não tem mais como aprender. Tem muito pouco tempo e você não tem aptidão pra aquilo”, garante Luiz Cláudio.

Quem já está acostumado com essa ansiedade de outubro diz que agora é hora de poupar energia. “Treino é treino, jogo é jogo. Você não pode se desgastar tanto no treino que você não consiga jogar bem”, diz o professor.

“Não é só o conteúdo, é ele estar bem emocionalmente pra resolver a prova. De ter condições emocionais de fazer uma boa prova, de colocar tudo isso que ele aprendeu em prática. Se ele estiver descansado, se ele estiver tranquilo, isso vai contribuir com certeza para o desempenho nas provas”, afirma a psicóloga.

Um comentário:

E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!