Pesquisar

20 de mai. de 2010

Dicas de busca de vagas na internet


Publicação: http://semeandopessoas.blogspot.com/
Por Amanda Souza – 20/05/2010
Aproveitando o grande gancho de procura de empregos pela internet, fiz algumas pesquisas de sites, grupos e comunidades que podem te ajudar a conseguir uma nova oportunidade.

http://www.curriculum.com.br/ – Site com modo gratuito, que fornece oportunidades em diversos níveis em todo Brasil. Após criar um login e uma senha, você insere as informações de contatos e dados profissionais e consegue visualizar a posição em que aparece com relação a outros candidatos e alertas de vagas. Além disso, pode responder a "entrevistas públicas", que são formulários com algumas perguntas parecidas com as feitas em uma entrevista presencial. A vantagem é que respondendo a essas entrevistas, você consegue entender o que pode ser perguntado na realidade (além de ser um diferencial para o entrevistador); são separadas por áreas e idiomas.

http://www.vagas.com.br/ – Site gratuito e muito bom. Você faz o cadastro completo de seu currículo, que pode ser enviado para o seu e-mail no formato .doc e utilizado como modelo. Pode ainda pesquisar vagas e receber alertas, inclusive pelo celular. O mais interessante é que é possível visualizar as empresas clientes e deixar um currículo para as mesmas, independentemente de haver uma vaga aberta ou não. O mais interessante é que você pode fazer uma avaliação de perfil pessoal e profissional gratuitamente pelo site, chamado "Perfil E-talent". Esta é uma ferramenta muito utilizada para conhecer as competências dos candidatos e você recebe um mini-relatório, o que serve também para entender o que pode ser melhorado.
http://www.infojobs.com.br/ – Site gratuito, que fornece o cadastro de currículo e envio de vagas por e-mail. A facilidade é que empresas pagantes e não pagantes acessam ao banco, ampliando as possibilidades. Você pode inserir o seu currículo com o modelo do site ou em formato de Word, o que agiliza o cadastro e dinamiza as buscas.
http://www.elancers.net/ – Site gratuito com um cadastro completo de currículos, inclusive com foto. O legal é que há uma referência de salários de acordo com os diferentes perfis e segmentos. Há ainda a possibilidade de, após uma candidatura, verificar o quanto o seu perfil corresponde ao solicitado pelo selecionador.
http://www.bne.com.br/ – Site que oferece algumas funcionalidades no cadastro gratuito, como o recebimento de SMS dos empregadores interessados em seu perfil e consulta a salários de acordo com a sua região e segmento. O perfil de cadastramento completo oferece mais funcionalidades e a possibilidade de envio imediato de currículo quando surge uma oportunidade.
http://www.michaelpage.com.br/ – Site de cadastro gratuito, voltado para vagas em níveis estratégicos (Executivos e média / alta gerência). O interessante é manter um currículo em inglês também, pois a maioria das vagas o exige. Além disso, há ainda a disponibilidade de vagas internacionais.
http://www.roberthalf.com.br/ – Site gratuito, com o mesmo foco do anterior: vagas para níveis estratégicos. Possui arquivos para download de dicas de como elaborar um currículo gerencial, dicas de entrevista e etc. Mais uma vez, o currículo e a fluência em inglês fazem toda diferença.
Existem ainda as redes de relacionamento, tais como o Linkedin, Monster, Glassdor e Eacademy (veja o post Sites focados em contatos profissionais = Networking)
Vale acrescentar que o Orkut ainda é uma boa ferramenta para pesquisar oportunidades. Vale entrar em comunidades específicas de divulgação de vagas do seu segmento. Por exemplo, existem comunidades específicas para divulgar vagas de Recursos Humanos, Telemarketing, Administrativas... Além das comunidades das agências de empregos e empresas.
A mesma dica vale para quem procura emprego através de listas, como por exemplo, o Yahoo!grupos e o Grupos.com.br . Você faz um cadastro inicial e começa a pesquisar listas específicas de divulgação de vagas no seu segmento. O mesmo vale com a pesquisa de blogs.
Mas fique atento! Antes de sair divulgando seu currículo por aí, preste atenção nas dicas de como manter o seu perfil na internet.
Agora, é aproveitar melhor seu tempo de navegação rumo ao seu emprego novo.
Boa sorte!
Amanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou deste post? Deixe a sua opinião registrada. Após a postagem, seu comentário aguardará aprovação do moderador.
Obrigado!